O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA – Centro de Formação em Ciências do Esporte, organizou uma lista de 5 livros sobre marketing esportivo para quem deseja começar a trabalhar nessa área. O último livro da lista você pode baixar gratuitamente e incluir no seu acervo de pesquisa.
Marketing Esportivo: uma visão estratégica e atual aborda os principais conceitos de marketing aplicando-os ao mundo esportivo e estabelecendo uma visão estratégica alinhada às melhores práticas e recentes inovações do mercado. Este é um guia de aplicação imediata em projetos de todas as modalidades esportivas, em entidades de pequeno a grande porte.
Francisco Paulo de Melo Neto (professor e vice-reitor da EEFD-UFRJ) pesquisou a fundo a história do marketing esportivo, com seus grandes fracassos e sucessos e traçou um perfil dos mais variados tipos de espectadores que este negócio envolve. Marketing esportivo pode ser tanto um guia para quem quer usufruir do esporte e dos atletas como ferramenta de marketing, como um almanaque para curiosos.
Nesta segunda edição revista e ampliada, o autor relata oito casos de marketing esportivo desenvolvidos e comercializados por sua equipe, inclusive o caso do Fla-Basquete 2009, e aborda dois temas complementares: 1)Como as empresas decidem investir no esporte e 2) Novo modelo de gestão baseado na profissionalização dos dirigentes esportivos.
O livro é didático e está voltado para o ensino do marketing esportivo podendo ser utilizado em diversos níveis de aprendizagem, proporcionando um roteiro completo para preparar profissionais competitivos e com bagagem teórica e prática para desempenhar as funções exigidas pelo mercado.
O livro aborda o papel do marketing como ferramenta estratégica para a Indústria do Futebol, que é tratado durante o desenvolvimento dos capítulos como mercado da bola, bem como apresenta de que forma se pode utilizar o próprio futebol como ferramenta mercadológica para empresas de diversos segmentos.
Este livro pretende inserir os Profissionais de Educação Física nas boas práticas da Gestão do Esporte, convidando a todos que necessitam da sua prática a se especializarem. Esperamos ter conseguido produzir uma obra que provoque o leitor a questionar os atuais processos e achar soluções em modelos de gestão do esporte cada vez mais inovadores e tecnológicos.