Aprender com as biografias de grandes homens e mulheres faz com que coloquemos o mundo em perspectiva. Saber como eles enfrentaram seus problemas, como acreditaram em si mesmos, como foram capazes de encontrar e explorar seus talentos e como orientaram suas vidas nos ajuda a aprender a guiar a nossa própria vida. Pensando nisso, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA organizou uma lista sugestiva de 10 livros biográficos esportivos que irão te inspirar.
Não há como negar que Ayrton Senna é uma lenda do automobilismo brasileiro. Este livro te leva para uma jornada interativa para conhecer a história do atleta, através de 13 envelopes luxuosos com réplicas de cartas escritas à mão por Senna, a sua agenda de corridas, adesivos de escuderia autografados e outros itens especiais desse grande campeão.
Através dessa obra didática e profunda, as variáveis serão expostas e os caminhos para o melhor controle serão apontados. Crítica aos modelos obsoletos, quebra de paradigmas arraigados nas academias e treinamento resistido sustentável são alguns dos temas que o autor discorre com muita propriedade.
Esta obra é uma peça singular no universo dos livros sobre futebol. Animado pelo atrevimento do próprio Guardiola, Martí Perarnau propõe uma narração “livre”, que flui do presente ao passado e se detém em reflexões, pessoas ou momentos significativos da trajetória de Pep.
Quem contempla hoje a carreira de Maria Sharapova, cinco vezes vencedora de torneios do Grand Slam, não pode imaginar tudo o que a tenista passou para chegar ao topo do ranking mundial do tênis feminino. Até agora. Com Imparável, sua autobiografia, podemos enfim ir às raízes da vida e da carreira da tenista e descobrir o que esteve por trás de sua trajetória no tênis, de suas decepções, de suas polêmicas, de seus tropeços e, sobretudo, de suas voltas por cima, tanto no âmbito pessoal quanto em sua vida profissional.
O treinador da seleção brasileira masculina de vôlei revela-se um grande estudioso, um leitor atento dos mestres, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter. Retira deles o que cada um tem de melhor e, nas quadras, testa esses ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos. Bernardinho revela por inteiro o “segredo” que fez dele um dos palestrantes mais requisitados por grandes empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.
Rickson Gracie conta como foi crescer na família pioneira do esporte e relembra momentos marcantes de sua carreira. Com relatos que vão desde a infância no Rio de Janeiro, passando pelas conquistas nos tatames no Japão, até sua aposentadoria, Rickson explora a essência do jiu-jitsu e mostra como a filosofia das artes marciais mudou sua vida, ajudando-o a superar medos, enfrentar momentos difíceis e a aprender lições valiosas que ele agora compartilha.
Federer é um mergulho ao mesmo tempo íntimo e abrangente na vida e na carreira de um ídolo incontestável, uma história apaixonante que nenhuma outra pessoa além de Clarey poderia ter contado.
Em Doutor Sócrates — a biografia, Andrew Downie conseguiu reunir e descrever, a partir de um detalhado trabalho jornalístico, todos os diferentes perfis que couberam dentro da personalidade de Sócrates. Um homem do interior de São Paulo, conservador antes da chegada à capital paulista e profundamente transformado pelas experiências que viveu no futebol, na política e também no âmbito pessoal — camada que, ao longo de seus 57 anos de vida, nunca se dissociou das outras.
De forma simples e direta, Jordan ressalta a importância de fixar metas, manter o foco e não se deixar paralisar pelo medo, e conta como sempre encarou o fracasso como combustível para novas tentativas. Nunca deixe de tentar vai servir de inspiração para todos aqueles que desejam atingir seus objetivos e realizar seus sonhos, sem se intimidar com a pressão permanente por resultados em um mundo cada vez mais competitivo.
Em um relato absolutamente sincero, empolgante e emocionante, Guga revela através de seus sentimentos as passagens mais marcantes de sua vida. Ele descreve as memórias de sua infância e adolescência com o mesmo estilo modesto e divertido que o caracteriza como jogador. A forte base familiar, a inspiração no pai, a admiração pelo irmão tenista, o apoio irrestrito da mãe, a paixão pelo irmão caçula e a confiança inabalável do treinador são peças fundamentais em sua história, a base que o levou a superar a falta de incentivo, a descrença em si mesmo e os adversários mais temidos de sua época.