Conteúdos exclusivos para profissionais de Educação Física

8 sugestões de livros sobre Educação Física, Gênero e Sexualidade. Último livro baixe gratuitamente

SUGESTÕES DE LIVROS

O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA – Centro de Formação em Ciências do Esporte, organizou uma lista de 08 livros sobre a temática ‘gênero, sexualidade e Educação Física’, porque falar sobre gênero e sexualidade é parte da construção do respeito à diferença. O último livro da lista você pode baixar gratuitamente e incluir no seu acervo de pesquisa. 

Leituras de gênero e sexualidade nos esportes

Este livro é composto por pequenos textos críticos, que se propõe a olhar o campo esportivo, ampliando-o nos entendimentos sobre corpos, gêneros e sexualidades para além da lógica binária que opõe masculino versus feminino, homem versus mulher. Ele enfoca concepções de gênero em suas múltiplas dimensões, que se apresentam recorrentemente nos espaços do esporte. Além disso, trará casos de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas transgênero e intersexo, queer, assexuais e demais), famosas ou não, que têm lutado dentro de tais espaços discriminatórios de práticas corporais.

Educação Física, esporte e queer: sexualidades em movimento

Há livros que fazem balanços de temas e campos estabelecidos, olham o passado e projetam novos caminhos. E há livros, esses são mais raros, que se aventuram por sendas ainda não trilhadas e abrem novos territórios de pesquisa – como é o caso aqui. Educação Física, Esporte e Queer: sexualidades em movimento corajosamente inventa para a academia brasileira o campo de esporte queer, apostando que o olhar sobre o esporte pode ser iluminado pelas reflexões que vêm sendo desenvolvidas pelas teorias queer, uma das arenas mais promissoras entre os estudos de sexualidade. Trata-se de um livro fundamental para os pesquisadores de esporte, corpo, sexualidade, assim como para os que ensinam Educação Física e confrontam-se cotidianamente com interrogações de como fazer das aulas um espaço sem preconceitos e onde corpos diferentes possam se exprimir e engrandecer-se por meio das práticas esportivas.

O corpo educado: pedagogias da sexualidade (nova edição)

Um investimento complexo é exercido sobre a sexualidade e os corpos: a escola, a mídia, a igreja, a lei, a medicina e outras tantas instâncias sociais exercitam, cotidianamente, pedagogias da sexualidade. Ali se aprende uma linguagem socialmente situada, que diz sobre o que falar e sobre o que silenciar, o que mostrar e o que esconder, quem pode falar e quem deve ser silenciado. Marcas de gênero, classe, raça interferem profundamente na demarcação desses arranjos. É disso que trata este livro: autoras e autores de distintas formações acadêmicas refletem sobre as desigualdades e as diferenças históricas e socialmente atribuídas aos corpos e convidam leitoras e leitores a compartilhar de sua inconformidade em face do silêncio e da marginalização impostos a sujeitos e práticas sexuais. Você pode acessar uma edição mais antiga desse livro clicando aqui

Educação Física e gênero - desafios educacionais

Este livro reúne autoras/es com inserção acadêmica e de investigação temporalmente diversa nesse campo de estudos, de diferentes instituições e regiões do país e de fora dele e que tomam como foco de sua discussão mecanismos e estratégias que fazem da Educação Física desenvolvida na escola e fora dela um campo que, ao mesmo tempo em que produz e hierarquiza corpos, imprimindo-lhes marcas hegemônicas de gênero e sexualidade, participa ativamente dos processos de sua naturalização.

Educação Física escolar: relações de gênero em jogo

A referida autora discorre que nas aulas de educação física escolar, uma atividade que historicamente se mostra como um espaço masculino, vêm mudando sua dinâmica e as mulheres/ meninas têm conquistado espaço no mundo esportivo. O ambiente escolar e, especialmente as aulas de educação física, são palco dessa transformação, em que o corpo pode se tornar habilidoso, ampliando suas possibilidades.

Ensino do corpo: identidade, gênero e cenas de cinema em aulas de educação física

Nesta obra, apresentamos um conjunto de textos inéditos e já publicados relacionados à problematização das relações entre Corpo, Identidade, Gênero e Cinema em contextos de Comensalidade motivada por uma perspectiva crítica acerca do Ensino de Educação Física. Neles, destaca-se o aspecto pedagógico de um tipo de aprendizado mediado pelas imagens em movimento do cinema em cenas de comensalidade nas quais o corpo figura como elemento central.

Educação Física e sexualidade: desafios educacionais (volume 1)

Este livro explora alguns dos muitos caminhos nos quais a Educação Física e as questões de sexualidade e gênero se encontram. Ele ajuda a pensar este campo, cada vez mais disputado entre diferentes visões de mundo, políticas públicas, tradições pedagógicas, direitos humanos e demandas de movimentos sociais. E ao mesmo tempo dá a conhecer estudos de caso instigantes, em que situações que envolvem sexualidade foram enfrentadas nas aulas de Educação Física. 

Gênero e sexualidade no esporte e na Educação Física

A intenção é visibilizar o debate de gênero e de sexualidade que perpassa a educação física, o lazer e as práticas corporais e esportivas, de modo a apresentar diversos referenciais teóricos, múltiplos objetos de estudo e metodologias, bem como apontar para proposições políticas fundamentais para uma sociedade efetivamente democrática. Essa produção almeja não simplesmente pensar sobre como gênero e sexualidade emergem em nosso espaço de atuação como categorias, mas como atravessam ou perpassam a produção dos sujeitos e das instituições sociais, inclusive, dos espaços diversos de estudo e de atuação em educação física.

Compartilhe: