O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA – Centro de Formação em Ciências do Esporte, preparou uma lista de 8 livros para pensar corporeidade na Educação Física. Todo esse material está disponível para download gratuito e é um ótimo material para fazer parte do seu acervo de pesquisa e estudos.
Este livro persegue o objetivo de contribuir, em termos específicos, para o avanço das reflexões que envolvem as relações entre a Educação Física e a corporeidade no Brasil, tendo como alicerce a produção acadêmica dos mais abalizados pesquisadores que se dedicaram a esse tema.
Esta obra pretende estabelecer uma presença da Filosofia, não para impor um paradigma ou uma doutrina filosófica, mas para alimentar uma reflexão possível de ser praticada no interior do espaço da Educação Física, como uma constante atitude questionante sobre suas bases epistemológicas e, especialmente, sobre a condição corporal do ser humano.
A pretensa contribuição deste livro insere-se na perspectiva de diminuir, oxalá significativamente, a carência de obras publicadas em Mato Grosso do Sul, abordando temáticas que guardam relações entre a Educação Física, a Corporeidade e a Saúde.
A escrita dessa obra partiu do interesse de uma das autoras em estudar as infâncias e a Educação Infantil durante suas duas formações: Educação Física e Pedagogia. Contudo, este livro emergiu durante o percurso realizado no curso de Educação Física, o qual evidenciou a importância de conhecer essa fase da vida do sujeito.
Esperamos que esta empreitada investigativa, assumida de modo aguerrido por cada autora/o, abrande, de algum modo, à sede e à fome da matéria corpórea ansiosa por dignidade, uma das promessas não cumpridas pelo Estado Democrático de Direitos. Mas que, no ritmo da vida coletivizada, faça ecoar o nosso brado pelos abandonos nutricionais.
Desse modo, Corporeidades… Inspirações merleau pontianas não é só uma obra que, ao reunir o pensamento em ação durante mais de duas décadas de estudos, vai facilitar a pesquisa de outros estudiosos de temas merleau-pontianos.
As atividades físicas culturalmente sistematizadas – como as danças, as atividades recreativas e lúdicas e as lutas – sempre constituíram parte importante do convívio social, fazendo parte de rituais, cerimônias e exercendo papel primordial no exercício da espiritualidade do homem (anteriormente às religiões propriamente ditas).
O livro CORPO (sentido): corporeidades e estesia nos processos de ensino- aprendizagem foi escrito como um convite para que professores e educadores de todas as áreas reconheçam a importância fundamental de pensar a corporeidade e a estesia nos processos de ensino aprendizagem.