O Futsal é o esporte mais popular no Brasil, além do mais, permite uma formação global e completa nos aspectos motores, sociais e psicológicos. Entendendo a importância da modalidade para a Educação Física Escolar, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA organizou uma lista sugestiva de 9 livros sobre Futsal Escolar que irão te ajudar no planejamento das aulas. O último livro da lista está disponível para download gratuito na biblioteca digital da UNIGRA. E, se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o Futsal, você precisa ver esta lista de livros.
Na segunda edição desta obra já consagrada, os autores apresentam o histórico do futsal, aspectos pedagógicos e do desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, além de um capítulo dedicado ao planejamento das aulas.
Indicado a treinadores e professores que ensinam futsal na infância, dos 6 aos 11 anos. Ilustrado com atividades práticas para aprender a técnica jogando.
Nos últimos anos, o futsal se caracterizou pelo salto qualitativo no processo ensino – aprendizagem e treinamento, consequentemente, na performance dos atletas e das equipes. Concepções táticas variadas, didáticas e modelos de treinos diferenciados e a interdisciplinaridade de tratamento dos atletas são algumas mudanças no futsal atual.
O presente livro tem como foco analisar o contexto da iniciação esportiva específica deste esporte em diferentes ambientes de prática: em uma escola formal e em um clube essencialmente esportivo, participante do esporte competitivo e organizado.
Orientado pelas novas tendências em Pedagogia do Esporte, este livro apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para realizar um processo inovador de iniciação ao futsal. O eixo orientador e diferencial da obra está na proposta de aprendizagem por situações- problemas, valorizando a inteligência criadora do jogador.
Este livro vem preencher algumas lacunas ainda existentes devido ao crescimento repentino dessa modalidade. A vivência científica do autor transparece nos capítulos do livro, proporcionando ao leitor um conhecimento amplo que com certeza contribuirá para o seu desenvolvimento profissional.
Então, por que escrever um livro sobre pedagogia do futebol? Pelo menos por dois motivos: (a) por conta de a iniciação ao futsal ser ainda muito mal compreendida, o que fomenta a especialização precoce e a excessiva competitividade, e (b) pelas evidências de que a nossa supremacia internacional será cada vez mais difícil de ser sustentada.
Ensinar o futsal através de formas jogadas e jogos adaptados é a proposta deste livro. Os autores nesta obra procuram fundamentar essa proposta salientando os aspectos positivos da aprendizagem e do treino através do próprio ato de jogar.
Este livro tem como objetivo geral discutir as relações sociais e didáticos metodológicas de ensino do Futsal nas aulas de Educação Física, buscando assim compor os ideários de uma “nova” Educação Física, baseada no pensamento sociológico.