O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA – Centro de Formação em Ciências do Esporte, selecionou 9 livros de Educação Física Escolar com o objetivo de contribuir com reflexões, discussões e agregar novas perspectivas de intervenções na área. Todos os livros estão disponíveis para download gratuito e é um ótimo material para compor o acervo de pesquisa de cada profissional de Educação Física.
Este livro traz estas modalidades, bem como um vasto material para consulta bibliográfica de como incluí-los em um ambiente escolar, sendo, desta forma, direcionado para acadêmicos e profissionais da área da Educação Física Escolar.
A obra intitulada Educação Física Escolar: pesquisas e reflexões nos apresenta múltiplos olhares sobre a área. Os autores, formados por professores do ensino universitário e básico, alunos de pós-graduação e graduação em Educação Física nos trazem questões que enveredam pela contextualização histórica da Educação Física durante o período republicano brasileiro, na perspectiva de compreender este momento como sendo importante para o atual quadro desta área do conhecimento.
O livro Educação Física e Cotidiano Escolar: reflexões e pesquisas contemporâneas foi elaborado com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de reflexões complexas sobre a docência, as leituras, as experiências e as pesquisas em desenvolvimento por profissionais da Educação Física que entendem a escola como lugar de fala da transformação da realidade, sobremaneira por vias da Educação Física Escolar.
Pensar a Educação Física enquanto disciplina escolar, no atual momento histórico e político pelo qual passa a Educação no Brasil, é um desafio para professores, alunos, pais e sociedade em geral. O QUE PRETENDO com a coleção EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, é, justamente, apresentar temas específicos do cotidiano curricular da disciplina, em formato ebook, totalmente gratuito, de fácil socialização, buscando, assim, tornar a Educação Física Escolar um debate aberto, acessível e totalmente público.
A partir deste material, estaremos juntos para uma iniciativa de formação de qualidade para a sua vida profissional. Iniciaremos a disciplina Ensino de Educação Física para a educação básica, com o intuito de auxiliá-lo a compreender como o ser humano e o corpo mudaram ao longo da história até os dias de hoje, as influências sociais, políticas, econômicas, ambientais e outras possíveis.
Pensar a Educação Física enquanto disciplina escolar, no atual momento histórico e político pelo qual passa a Educação no Brasil, é um desafio para professores, alunos, pais e sociedade em geral. O QUE PRETENDO com a coleção EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA BÁSICA, é, justamente, apresentar temas específicos do cotidiano curricular da disciplina, em formato ebook, totalmente gratuito, de fácil socialização, buscando assim, tornar a Educação Física Escolar um debate aberto, acessível e totalmente público.
Esta obra é uma coletânea de textos resultantes de pesquisas e do compartilhamento de experiências exitosas, realizadas no Ensino Médio, com foco nos alunos e nas aulas de Educação Física do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Mato Grosso, a partir de práticas pedagógicas e docentes inovadoras.
A proposta de estabelecer tal debate a um grande público talvez possa encontrar dificuldade ocasionada pela imagem histórica e caricatural da Educação Física como mero momento de brincar ou jogar bola ou, ainda, na de seus(as) professores(as) como profissionais incapazes de pensar em algo diferente de brincadeiras em torno de uma bola.
O leitor percorrerá uma trilha o levará por variações de jogos e brincadeiras simples e objetivas, mas muito bem contextualizadas, até as variações mais desafiadoras e complexas que exigem maior habilidade de atenção, passando por matrizes indígenas e africanas, lendas de Ilhabela, sendo algumas já embasadas nas unidades temáticas da Educação Física da BNCC.