Aqui na Livraria da UNIGRA, queremos que você priorize seu tempo e foque apenas nos estudos e na aprendizagem. Por isso, nos encarregamos de procurar, filtrar, organizar e disponibilizar os melhores livros em todas as áreas da Educação Física. Nesta lista, você encontrará 8 sugestões de livros sobre Transtorno Espectro Autista para auxiliar os profissionais da Educação Física na sua prática profissional. Aproveite também e baixe gratuitamente o último livro dessa lista, um excelente material para compor o acervo de pesquisa de todos os profissionais de Educação Física.
A obra conta de forma resumida a história do autismo para o leitor entender melhor como chegamos ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que elenca características e critérios de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Aqui, você encontrará conceitos de atividades físicas, esportes e exercícios físicos, formas de colher informações sobre os alunos com TEA e potenciais desafios que pessoas com TEA enfrentam no ambiente da educação física.
Neste livro, os autores, ousaram trilhar caminhos considerados por muitos professores como um desafio à docência. Direcionamos nosso olhar ao autismo, umas das formas mais instigante de ser e que nos coloca em xeque no cotidiano escolar. Focalizamos a inclusão sensibilizando a escola a se modificar e ressignificar seus espaços/tempos em função das necessidades educacionais de seus alunos, com ênfase na aprendizagem.
Disse Merleau-Ponty que “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. Esse é o legado que sua Fenomenologia da Percepção me proporcionou: reaprender a ver (e a ler) o universo autista junto com autistas, adentrando seus modos de perceber pelo espectro de seus olhares e linguagens de seus corpos (seres no mundo). Eis a tônica e o convite deste livro.
Comportamento Motor nos Transtornos do Desenvolvimento é uma obra indispensável para todos os profissionais de saúde e educação que lidam com desenvolvimento infantil. Reunindo contribuições de diversos especialistas e mantendo uma perspectiva interdisciplinar, o livro apresenta, de forma didática, o estado da arte sobre o desenvolvimento motor em transtornos do neurodesenvolvimento, bem como tópicos relacionados a avaliação e intervenções relativas a este importante aspecto do desenvolvimento humano.
A criança com autismo constantemente é lembrada pelo que ela não consegue, por suas dificuldades, como se o diagnóstico fosse maior que sua própria condição humana. Este livro propõe justamente um caminho inverso, um novo olhar sobre o desenvolvimento da criança com autismo, mas especificamente uma visão ampliada sobre os processos simbólicos que emergem nas brincadeiras de faz de conta.
As autoras abordam o brincar como elemento mediador da aprendizagem. Porque mediar processos de aprendizagem é, sem sombras de dúvidas, provocar, trazer desafios, motivar quem aprende. Um dos principais escopos da mediação é criar vínculos entre o educando, o professor e o espaço escolar. O brincar estabelece essa possibilidade. Percebe-se que o livro é uma construção acadêmica colaborativa, entretecida de forma agradável, com leitura fácil, fruto de resultados de pesquisas com crianças com TEA, suas famílias e professores da educação básica.
As atividades motoras e psicomotoras são componentes essenciais para o sucesso na orquestração do Plano Sequencial de Ação – PSA/Currículo na habilidade de brincar, social e motora, na metodologia de intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Trata-se de um guia prático com 100 exercícios e 104 variações acompanhados de discussões técnicas e ilustrações de alta qualidade. É uma referência para fisiculturistas, atletas, praticantes de musculação, alunos e professores de educação física e ciências do esporte.