Segundo Gamboa (1994), uma das referências nos estudos epistemológicos da Educação Física, os tipos de pesquisa em Educação Física estão encaixados em três grandes abordagens teórico-metodológicas, sendo elas: Empírico-Analítica, Fenomenológico-Hermenêutica e Crítico-Dialética. O Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da UNIGRA – Centro de Formação em Ciências do Esporte, selecionou uma lista de 5 livros para você entender melhor os processos de pesquisa.
Internacionalmente reconhecido por sua abordagem acessível e bem-humorada, Métodos de pesquisa em atividade física chega a sua sexta edição apresentando um amplo panorama dos métodos e processos de pesquisa para estudantes das áreas voltadas às ciências do exercício, bem como para aqueles dedicados às áreas de reabilitação.
Esta obra faz perceber que muitos problemas vividos pela então incipiente “Educação Physica” ainda estão presentes no cotidiano das escolas. Além de delinear qualitativamente estes problemas, chama a atenção para a existência, na Educação Física Escolar, de fissuras, espaços e graus de liberdade que, se potencializados, possibilitariam a superação de parte dessas dificuldades.
A Pesquisa Qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas atende a uma demanda explicitada por inúmeros estudantes de graduação e pós-graduação interessados em pesquisar o próprio trabalho pedagógico em ambientes escolares e não escolares, utilizando abordagens que integrem sujeitos e objetos de investigação.
Este livro é fruto de um programa de iniciação científica realizado pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba entre os anos de 2016 e 2020. As pesquisas apresentadas foram criadas sob a ótica das Ciências Humanas, tendo referenciais como os Estudos Culturais e a Filosofia da Diferença a partir de autores como Stuart Hall, Michel Foucault e Gilles Deleuze, tratando temas como escola, esporte, dança e desenvolvimento motor.
Esta obra é fruto da vasta experiência dos seus autores em aulas de Metodologia da Pesquisa Científica para cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Educação Física. No esforço de desmistificar a Metodologia da Pesquisa Científica, os autores “didaticalizam” o processo de construção dos trabalhos acadêmicos, apresentando exemplos ilustrativos para as diferentes etapas envolvidas, com orientações práticas que incluem desde os procedimentos de delimitação da pesquisa, passando pela redação do trabalho, com todos os aspectos formais exigidos, e percorrendo com o leitor o caminho que leva à apresentação final de uma monografia, um artigo científico ou um projeto de pesquisa.